terça-feira, 23 de março de 2010

Escrever para manter-me VIVA!-Clarisse Lispetor

-Entrevista do J.C com Clarisse em 1976.

J.C. "— Por que você escreve?

C.L. "— Vou lhe responder com outra pergunta: — Por que você bebe água?"

J.C. "— Por que bebo água? Porque tenho sede."

C.L. "— Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva."...

----Palavras voam, a escrita fica para sempre...

Escrever é despir-me dos sentimentos da alma... É expor minha essência sem medos de crítcas, afinal, só as árvores com frutos levam pedradas, pois todos querem sentir o sabor doce de seus frutos, ou indo mais adiante, apenas me mostrar como sou: humana...
Escrevo para continuar viva, sem meus textos quem seria eu? Vulto icógnito de uma vida sem motivos, sem desejos, sem a ansiedade de ser livre e poder viajar em meus mais profundos delírios e realidades?
Escrever é matar a minha sede de viver e libertar minha alma que vive cativa em um mundo interior precisando de ar, de se alimentar do grito que morre dia após dia abafado em minhas entranhas e precisa sair, fugir... Sim, eu preciso disso.
É dar mostras de quem eu sou e que posssuo uma alma, sou coração, sou consciência viva e tenho o direito sim de dizer o que penso sem reservas, sem medos dos meus inúmeros porões onde habitam meus fantasmas, alucinações, as minhas angústias e minhas poucas alegrias e fantasias - as mais secretas, as mais descaradas, mais puras, mais profanas, qe vvem dentro da santa e da mundana que dualmente dividem meu corpo, sem pedir licença, apenas me martilizando nas noites mal dormidas, nas horas em que desejo fugir de mim, sair desse corpo, desse fardo que carrego.
Sou reflexo de quem nunca pude ser e desejo de alguém que poderia ter dado certo, um projeto? talvez... Mas grandes obras se iniciam neles... Projetos.
Projetar-me no mundo, viver a vida, realizar sonhos castrados de uma juventude desperdiçada com sonhos... Afinal, viver não é apenas sonhar, a palavra VIDA diz tudo: é arriscar-se, é fazer um body jumping alucinado, psicodélico e sentir o sabor da adrenalina correndo em nossas veias, é sorrir, é chorar, chorar de sorrir , sorrir até chorar, é gritar se necessário, é conter-se, é perder a pôse e jogar tudo para alto, mandar todos os pudores hipócritas criados por pessoas hipócritas de uma sociedade totalmente hipócrita, tudo isso às favas! É ser utópica, realista, "enfiar o pé na jaca" e o dedo na garganta e colocar para fora aquilo que não se digeriu - a fúria de anos de castração, de ser a "garotinha boa", que é torturada pela garotinha má(escondida de mim mesma e morre de rir!).
Quando solto meus dedos colocando em palavras aquilo que me vem de dentro, sinto-me feliz, porque isso ninguém, absolutamente ninguém poderá me tirar... E, olha que já me levaram tudo, mas nunca levaram meus pensamentos ( e nem tentem!).
Viver é mais que estar viva, é sentir-se viva e isso começo a fazer à partir de agora; minhas palavras representaram minha alma, entã despudoradamente eu colocarei aqui, em qualquer outro lugar, tudo que fui, mas que nunca existiu.
Hoje decidi continuar a viver, decidi continuar a escrever e sobreviverei a mim mesma, travarei uma luta incansável com a minha auto-censura... Ei! por falar nisso, já não acabou a censura? Em que mundo desejo viver? No limbo dos pensamentos de uma garotinha assustada ou de uma mulher que em pleno auge da vida tenta se aceitar?
Opto por ser mulher, porque gosto de ser livre e ser mulher, gosto do vento nos cabelos e na pele o calor do sol, da chuva que cai no final da tarde e do pôr do sol que vem sereno me dando a certeza que amanhã será outro dia.
Suri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler! Obrigada por comentar. Se você gostou, ótimo! Porém, lamento se não foi do seu agrado, mas também, ninguém agrada a Gregos e Troianos ao mesmo tempo. Envie uma postagem sua para que eu possa aprender com você.
Shukram Fatimah Kareema